O credor russo Sberbank anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do GigaChat, produto rival do ChatGPT, da OpenAI. De acordo com a Reuters, a tecnologia está inicialmente em fase de testes, disponível apenas para convidados.
• Segundo o Sberbank, o que diferencia o GigaChat de outros chatbots é sua capacidade de se comunicar de forma mais inteligente em russo do que outras redes neurais estrangeiras;
• O banco, dominante na Rússia, investe pesado em tecnologia há anos visando reduzir a dependência do país nas importações;
• O processo se tornou importante após as sanções punitivas, que inclui a redução de exportação, aplicadas após as ações de Moscou na Ucrânia (guerra Russo-Ucraniana).
GigaChat é apenas mais um produto que se junta à corrida de chatbots de inteligência artificial que começou após o lançamento do ChatGPT, no fim do ano passado.
Recentemente, por exemplo, o bilionário Elon Musk anunciou o lançamento de uma inteligência artificial em um aparente desafio ao popular chatbot da OpenAI: o que ele chamou de TruthGPT.
“Vou começar algo que chamo de ‘TruthGPT’, ou uma IA máxima em busca da verdade que tenta entender a natureza do universo”, disse Musk em entrevista a Tucker Carlson, do FOX News Channel, exibida no dia 17.
A novidade veio logo após Musk também registrar a empresa X.AI Corp, incorporada em Nevada, de acordo com documento do Estado. A empresa lista o CEO da Tesla, SpaceX e Twitter como o único diretor. Jared Birchall, diretor administrativo do escritório familiar de Musk, está como secretário.